Nova visita à Cerciespinho
Nova visita à Deficiprodut
Agradecemos em especial, a colaboração dos funcionários da Empresa!
Dia Internacional da Língua Gestual
A língua gestual não é universal, uma vez que difere de país para país podendo mesmo ter variações dentro do próprio país. Por exemplo, no Brasil a língua gestual é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na América é a Língua de Sinais Americana e em Portugal, é a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Também existe uma língua de sinais universais, denominado Gestuno, que é utilizada em convenções e competições internacionais.
Os países, nos quais a língua gestual já foi oficialmente reconhecida são: Portugal (segundo o nº2 do art.º 74 da C.R.P.), Espanha, África do Sul, Venezuela, Brasil, Finlândia e República Checa.
A língua gestual é uma criação espontânea do ser humano com características, vocabulário e gramática própria.
De acordo com o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) o alfabeto dactiológico é um conjunto de configurações diferentes, sendo que cada configuração corresponde a uma letra no alfabeto Português escrito. Este alfabeto é utilizado para soletrar nomes próprios, siglas, lugares, rótulos, etc. Os sinais de pontuação (como as vírgulas, pontos finais, de interrogação e exclamação) são desenhados no ar. A língua gestual não segue a ordem e a estrutura frásica da língua oral.
Com o objectivo de comemorar este dia, tão importante para indivíduos com deficiência auditiva, o grupo realizou cartazes de sensibilização da comunidade para esta data, que foram afixados em alguns locais da escola.
Ainda existem outras datas de comemoração, nomeadamente:
- Dia dos Intérpretes de LGP (21 de Janeiro;
- Dia Internacional da Língua Gestual (25 de Fevereiro);
- Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda (23 de Abril);
- Dia Nacional dos Surdos (24 de Setembro);
- Dia Mundial dos Surdos (último domingo do mês de Setembro);
- Dia da Língua Gestual Portuguesa (15 de Novembro);
- Dia Europeu da Língua Gestual (6 de Dezembro)
PASSATEMPOS
Considera-se deficiente motor qualquer indivíduo com algum défice ou anomalia que tenha como consequências uma dificuldade, alteração e/ou a não existência de um determinado movimento considerado normal no ser humano.
São várias as causas que podemos encontrar na base da deficiência motora, destacando-se as seguintes:
- Acidentes de trânsito;
- Acidentes de trabalho;
- Erros médicos;
- Problemas durante o parto;
- Violência;
- Desnutrição
- Etc.
Quais são os vários tipos de deficiência?
• Monoplegia: paralisia num membro do corpo;
• Hemiplegia: paralisia na metade do corpo;
• Paraplegia: paralisia da cintura para baixo;
• Tetraplegia: paralisia do pescoço para baixo;
• Amputado: falta de um membro do corpo.
Considera-se deficiente motor todo o indivíduo que seja portador de deficiência motora, de carácter permanente, ao nível dos membros superiores ou inferiores, de grau igual ou superior a 60% (avaliada pela Tabela Nacional de Incapacidades, aprovada pelo decreto de lei nº 341/93, 30 de Setembro).
Para além disso, para ser titular deste nome, é necessário que essa deficiência dificulte, comprovadamente, a locomoção na via pública sem auxílio de outrem ou recurso a meios de compensação, bem como o acesso ou utilização dos transportes públicos.
Tendo por base a figura 2, constrói o puzzle que esta na figura 1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6jEKV_6_iEKo4f39yI_XCAdHAt1ZE9yQKY1eobjuFb5E0pCdOR1iUKDpJkgo7A3xhqenOHCkB9M7haUPlqAnwrF3KQVUs-qcuqcbr8v_DoM0XMsartHgqV5mxQ1IiSdCQJqU0yGhk8X1r/s320/ol.jpg)
PASSATEMPOS - solução
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpZ-zwaBwtsvnPRcDxDq-iT7jM6xepp6AvL35UzUtz9esXa6Y4qk9p9BQHMxwOKaQHvLH7UZbB6o_I9CwGZlehqkRrxH-7lQmLBEqRj1KFmUxKHbej0d6_YxdJfgKHt7xqjGqp5SuqEuAa/s320/oo.png)
Concurso "Faz Portugal Melhor"
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiX9enOcDxtIWbbbb7bCv-J90havjs4oyOFFGhnd_Nc2Q7Kzlwjms7nE48EwuyC3RskV0vdeZ_i-x68-4CjqpcUDycnPL-qiLY3ABST0NftgfjN401UNNTSDEmtimfjLJmYsQAXbY9ROkPg/s320/faz+portugal+melhor.jpg.bmp)
No âmbito deste, abordamos os seguintes parâmetros:
- Diagnóstico do tema;
- Tarefas desenvolvidas;
- Previsão do produto final;
- Registo de uma frase reflectora do sentido do projecto.
A concretização deste relatório foi fundamental para a participação do grupo no mesmo. A próxima tarefa proposta pelo concurso é a realização de um vídeo no qual o grupo tem de fazer uma descrição de todo o trabalho desenvolvido e a apresentação de vários produtos finais.
Visita à Câmara Municipal de Espinho
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj78KQ043vPAQ_Lp-g3rmAGBmDWBRQUUi-1rdw9Wtb9Kxhwx5hRuPAc9bLN6CpiXatG3lbAxzF8OzUBuQzjutEUflUa1PgODg4JKlwzeC4zmBUOn6Z5JqSswKBo7OazGEwU2tNmWMvCYohI/s320/2926706.jpg)
De entre os demais objectivos estabelecidos pelo grupo, no passado dia 10 de Fevereiro de 2010, deslocamo-nos à Câmara Municipal de Espinho, com o fim de nos reunirmos com um representante desta.
No decorrer da reunião, abordamos os seguintes parâmetros:
- Breve apresentação do projecto;
- Apresentação de objectivos para com esta instituição;
- Solicitação de apoios para o desenvolvimento do projecto;
- Divulgação do Blog;
- Divulgação da nossa participação no concurso “Faz Portugal Melhor” e objectivos deste.
Nesta sequência, agradecemos a inteira disponibilidade e cooperação, manifestada pela Câmara Municipal de Espinho, em nos auxiliar no desenvolvimento do projecto.