Seja bem-vindo!

Dia Internacional da Língua Gestual

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Gestual!


Sabes o que é a língua gestual?

A língua gestual é a língua materna da comunidade surda, produzida através dos movimentos das mãos, do corpo e expressões faciais, sendo a recepção visual.



A língua gestual não é universal, uma vez que difere de país para país podendo mesmo ter variações dentro do próprio país. Por exemplo, no Brasil a língua gestual é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na América é a Língua de Sinais Americana e em Portugal, é a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Também existe uma língua de sinais universais, denominado Gestuno, que é utilizada em convenções e competições internacionais.


Os países, nos quais a língua gestual já foi oficialmente reconhecida são: Portugal (segundo o nº2 do art.º 74 da C.R.P.), Espanha, África do Sul, Venezuela, Brasil, Finlândia e República Checa.
A língua gestual é uma criação espontânea do ser humano com características, vocabulário e gramática própria.
De acordo com o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) o alfabeto dactiológico é um conjunto de configurações diferentes, sendo que cada configuração corresponde a uma letra no alfabeto Português escrito. Este alfabeto é utilizado para soletrar nomes próprios, siglas, lugares, rótulos, etc. Os sinais de pontuação (como as vírgulas, pontos finais, de interrogação e exclamação) são desenhados no ar. A língua gestual não segue a ordem e a estrutura frásica da língua oral.


Com o objectivo de comemorar este dia, tão importante para indivíduos com deficiência auditiva, o grupo realizou cartazes de sensibilização da comunidade para esta data, que foram afixados em alguns locais da escola.

Ainda existem outras datas de comemoração, nomeadamente:

  • Dia dos Intérpretes de LGP (21 de Janeiro;
  • Dia Internacional da Língua Gestual (25 de Fevereiro);
  • Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda (23 de Abril);
  • Dia Nacional dos Surdos (24 de Setembro);
  • Dia Mundial dos Surdos (último domingo do mês de Setembro);
  • Dia da Língua Gestual Portuguesa (15 de Novembro);
  • Dia Europeu da Língua Gestual (6 de Dezembro)

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá meninas ;)
Confesso que vim aqui uma vez, mas foi uma visita muito rápida e nem deu tempo sequer de comentar e por isso peço desculpas (a)
Acho fantástico o trabalho que estão a desenvolver e o blog está muito bom :b
Parabéns! :D

Beijos*

Ana Carolina

Filipa Silva disse...

Olá :)

Este projecto, por vós realizado, é realmente interessantíssimo, pois muitas vezes nem nos apercebemos destas realidades tão dificeis e crueis que nos rodeiam. Estúpido não é?
Além de permitir "esmiuçar diferenças", este projecto é nobre porque revela várias das iniciativas que foram criadas para facilitar a vida daqueles que passam por situações por vezes tão penosas.
É importante termos consciência que por mais instituições que possam existir no apoio a portadores de deficiências, haverá sempre muito a fazer numa tentativa de dar melhor qualidade de vida a estas pessoas.
Por isso, é que considero este projecto de grande valor, pois é a partir dos jovens que deve começar a iniciativa de se construir um futuro melhor, não olhando para aqueles que tem todas as facilidades mas para aqueles que necessitam do apoio da sociedade para viverem pelo menos com as condições minimas que merecem :)

Continuem com o excelente trabalho!

*

Diana Soares disse...

ola!
Fico contente por termos entre nos pessoas como voces que c simples gestos poderao mudar um pouco a sociedade em que hoje vivemos! espero sinceramente que tenham muito sucesso!
nao deixemos de lutar pelos direitos da igualdade!
continuem!

Pedro Araújo disse...

Boa iniciativa e bom blog!
Aproveitem e passem em www.oncologia12.pt.vu !

Cátia Pinto disse...

Olá.

O blog esta muito bom.
O trabalho esta execelte.

Já cá vim uma vez só que nao me lembrei de comentar.

Continuem assim:)
Beijinhos.

Sofia disse...

Saudações!

Acho, sem dúvida, um trabalho interessante... e, acima de tudo, útil!
É muito difícil imaginar as dificuldades que se deparam no dia-a-dia de determinadas pessoas, assim como das suas famílias.
Embora ainda esteja a estudar, a minha área de intervenção (Terapia da Fala) passa, em parte, pelo trabalho junto de pessoas com vários tipos de (d)eficiência, pelo que vivo muito de perto este tipo de situações.
Embora muita coisa possa ser feita, para melhorar a qualidade de vida, as iniciativas não são assim tantas... e por isso admiro o trabalho que desenvolveram.

Relativamente a este post em específico, devo dizer que está muito bem conseguido. Eu própria já fiz 2 cursos de L.G.P. É, sem dúvida, muito interessante.

Continuem o bom trabalho...

Com desejos de boa sorte para o projecto,

Sofia Ribeiro

Rosa Lídia disse...

Encontrei este vídeo e resolvi deixar-vos aqui o link, porque relata uma experiência de vida ...
Ray Charles - um cantor cego.

http://www.youtube.com/watch?v=TGsnVAE77lY

MelissaFerreira disse...

Como já disse, a vossa iniciativa é mesmo boa, cada vez aprendo mais com o vosso trabalho, e ganho mais curiosidade em passar por cá para ver os novos postes, e aprender novas coisas sobre o que está aos nossos olhos e simplesmente não ligamos, ou não queremos ver...

Anónimo disse...

Já tinha visto o Blog, mas não tinha deixado nenhum comentário.
Acho que está muito bom, pela sensibilidade demonstrada face aos problemas dos (d)eficientes, pelas iniciativas, diversidade de actividades e propostas apresentadas.
Parabens...é de continuar.
Ana Olga Abelha

Animações disse...

Olá a todos!!!

O blog ta muito interessante!
Parabéns a todos pelo trabalho denvolvido!!!

Um beijinho especial para a minha amiguinha Rosana!

:-)

Joana Ferreira

Unknown disse...

É desse tipo de blogs que Internet precisava de ter mais, que demonstram a necessidade de comprender os problemas dos outros, não estar de costas para as pessoas com limitações físico motoras, não discriminar os, e antes de os insultar ou discriminar qualquer pessoa deve entender que qualquer de nos "normais" podia (e pode em muitos casos!) estar no lugar deles. Informação esta cientificamente argumentada, vosses fazem exelente trabalho raparigas!
Viktor Iskruk