Seja bem-vindo!

Visita a Lisboa e Mafra

No âmbito das disciplinas de História A e Português, a turma 7 do 12º ano, onde o grupo está inserido, realizou uma visita a Lisboa e Mafra. Esta decorreu durante os dias 9 e 10 de Março.



Tendo em conta que dois elementos da turma estão momentaneamente limitados na sua deslocação, uma vez que se encontram de canadianas, o grupo apercebeu-se no decorrer da visita, das dificuldades que estes foram sentindo ao longo do percurso. De entre os demais obstáculos, na cidade de Lisboa destacamos: uma elevada inclinação das ruas, a ausência de rampas nos edifícios, a desnivelação das ruas e o mau estado em que estas se encontram, dificultando a locomoção, o estacionamento caótico em cima dos passeios, remetendo os peões para as ruas, a ausência de elevadores para as partes altas da cidade.
Assim, com este post, pretendemos demonstrar que, devido ao trabalho que o grupo está a desenvolver, sentimo-nos mais sensibilizadas para as dificuldades e obstáculos vivenciados por indivíduos portadores de deficiência.

Ainda, no decorrer do percurso, encontramos vários indivíduos cuja deficiência era visual, e a ajuda por parte de pessoas que se demonstravam solidárias perante estas. Como, por exemplo, a ajuda ao atravessar a rua dado que alguns dos semáforos não emitiam sinal sonoro.

Em Mafra, na visita ao Palácio – Convento, destacamos o facto de o monumento possuir uma cadeira de rodas que disponibilizou. É um factor positivo, mas será importante investirem em mais material, pois uma só cadeira de rodas, por vezes, revela-se insuficiente!
E a visita guiada merece bem a pena que o Palácio Nacional invista num maior apetrechamento!

0 comentários: