A Deficiprodut é uma indústria que se localiza em Maceda (Rua escola Secundária – Maceda) e que se destina à produção de diferentes artigos em pele (carteiras, porta-chaves, malas, etc.). Nesta trabalham 39 funcionários, 70% dos quais são portadores de deficiência, o que explica o nosso interesse em visitar e compreender o dia-a-dia desta empresa.
- História da fábrica: percurso e momentos mais marcantes;
- Apoios do Estado;
- Prémios obtidos;
- Adaptações das instalações – se estão bem preparadas;
- Adaptação do trabalho ao tipo de deficiência;
- Visionamento dos produtos fabricados;
- Tipos de deficiências existentes.
O Sr. Aristides Santos, mostrou a sua inteira disponibilidade para colaborar e esclarecer os pontos acima referidos. Permitiu-nos, ainda, conhecer o lado mais emotivo e real da indústria, referindo várias vezes que os deficientes são pessoas “normais” e devem ser tratados como tal. O exemplo dado foi o seguinte: "na escolha de um funcionário, devem ser analisadas as suas competências e capacidades e não se é deficiente ou não".
Em suma, esta reunião foi importante no desenvolvimento do nosso projecto, uma vez que nos foi concedida a autorização para frequentar as instalações, contactar com os funcionários e participar na produção dos artigos.
Desde já agradecemos a forma acolhedora como a empresa nos recebeu e pela disponibilidade em colaborar no projecto.
VISITEM: http://www.deficiprodut.com/
1 comentários:
Esta é uma empresa que ilustra bem o papel activo que as pessoas portadoras de deficiência podem ter junto da sua comunidade :)
Excelente exemplo para o vosso projecto!
Enviar um comentário