Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Nacional da Educação Surda e da Juventude Surda.
Em Portugal, as elevadas taxas de insucesso e abandono escolar, entre os jovens surdos, devem-se às falhas que ocorrem no sistema educativo português, uma vez que este não se encontra adaptado às necessidades de um indivíduo com audição reduzida.
Os alunos surdos que acedem ao ensino superior não estão tão bem preparados, como alunos sem qualquer limitação auditiva, dado que a preparação no ensino secundário não é feita de forma equivalente e igualitária. E o mesmo acontece quando saiam do ensino superior para o mercado de trabalho.
O actual sistema de ensino prevê a existência de Unidades de Apoio a Crianças e Jovens Surdos. Contudo, não é feito um trabalho prévio à integração nestas unidades, nem existe um conhecimento profundo sobre o que é a surdez e as especificidades da cultura surda.
Tendo em conta a falta de um ensino especializado para jovens surdos, é necessário criar escolas para pessoas surdas que possibilitem a aquisição da LGP (Língua Gestual Portuguesa), desde os primeiros anos de vida.
O grupo com este post pretende sensibilizar a comunidade para a comemoração das datas da comunidade surda, mas também evidenciar as discriminações que existem na educação para com os jovens surdos.
Como forma de comemorar esta data, o grupo afixou, em alguns pontos da nossa escola, cartazes que apelam para esta realidade.
Por isso, vamos fazer a diferença na nossa sociedade, tratando a deficiência de uma forma EFICIENTE.
0 comentários:
Enviar um comentário